CURSO DE Graduação

Engenharia Civil

  • Modalidade: Bacharelado
  • Carga Horária: 3.780 horas
  • Duração do Curso: 10 semestres
  • Turno: Noturno
  • E-mail: 0039.natashacosta@cnec.br
  • Investimento Mensal: A PARTIR DE: 6X R$1.188,07
  • Nome da coordenadora: Natasha de Paula Amador da Costa

PERFIL

O curso de graduação em Engenharia têm como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

CAMPO DE TRABALHO

Construção urbana (construção, reforma e projeto de grandes instalações como shopping centers, aeroportos, estádios esportivos, etc, ou prédios residenciais e comerciais mais simples), Estruturas e fundações (atividade de calcular a quantidade de material durante o ato de projetar e edificar fundações, sejam essas de aço, madeira, ou concreto, ou seja, calcular e desenvolver o que dará sustentação às construções), Gerência de recursos prediais (trabalhará na organização do espaço, aproveitamento do mesmo no momento de construção e decoração, mantendo em ordem toda a infraestrutura e criando um padrão de qualidade), Hidráulica e recursos hídricos (trabalha no projeto, construção, planejamento e acompanhamento direto com obras de canais, sistemas de irrigação, barragens, reservatórios, obras costeiras ou drenagem ), Infraestrutura (trabalha com obras de pontes, viadutos, túneis, rodovia, ferrovia, metrô, porto, etc) e  Saneamento (envolve obras de saneamento básico, construindo, projetando e analisando as melhores possibilidades para a criação de uma rede de tratamento de água e esgoto com estações estrategicamente localizadas, redes de captação e distribuição de água).

OBJETIVO

O principal objetivo do curso de Engenharia Civil da Faculdade CNEC Ilha do Governador é formar engenheiros com capacidade de desenvolvimento intelectual autônomo e permanente, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, dotando os futuros profissionais de conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional, bem como instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na área Engenharia Civil.

A formação do Engenheiro Civil deve estar em confluência com o objetivo institucional de desenvolver a consciência da necessidade contínua de atualização profissional e da importância da contribuição do profissional para o desenvolvimento das pessoas e das relações humanas. Além disso, deve oportunizar a inclusão social à luz de valores éticos, e de responsabilidade social, possibilitando o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e do senso crítico na formação do cidadão.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

O aproveitamento acadêmico do aluno é avaliado mediante verificação parcial, durante o semestre letivo, e eventual exame final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de zero a dez.

São atividades curriculares as preleções, exercícios, arguições, trabalhos práticos, seminários, excursões, estágios, provas escritas e orais previstos nos respectivos planos de ensino, aprovados pela coordenadoria do curso.

O professor, a seu critério ou a critério da Coordenação do curso, pode promover trabalhos, exercícios e outras atividades em classe e extraclasse, os quais são computados nas notas ou conceitos das verificações parciais.

A Coordenação do curso estabelece normas reguladoras dos procedimentos de revisão de provas, bem como os critérios para a realização das provas substitutivas e exame final.

Atendida, em qualquer caso, a frequência mínima de setenta e cinco por cento às aulas e demais atividades escolares programadas, o aluno é aprovado: independente de exame final, quando obtiver nota de aproveitamento não inferior a sete, correspondente à média aritmética das notas dos exercícios escolares realizados durante o ano letivo; e, mediante exame final, quando tenha obtido nota de aproveitamento inferior a sete e igual ou superior a quatro e obtiver média geral do aproveitamento parcial e do exame final não inferior a seis.

Autorizado: Portaria nº 363, de 02 de julho de 2014, publicada no D.O.U de 03/07/2014


Grade Curricular

Período

Componentes Curriculares

Teoria

Prática

Total

Introdução à Engenharia Cívil

60

 

60

Desenho Geométrico

60

 

60

Meio Ambiente

60

 

60

Matemática Básica

60

 

60

Leitura e Interpretação de Texto

60

 

60

Subtotal

300

0

300

Atividades Complementares I (Integral. conforme Regulamento)

 

50

50

Projetos Integradores I (Integral. conforme Regulamento)

 

40

40

Total

300

50

350

Desenho Assistido por Computador

60

 

60

Cálculo Diferencial e Integral I

60

 

60

Física I

30

30

60

Geometria Analítica e Álgebra Linear

60

 

60

Metodologia e Pesquisa Científica

60

 

60

Subtotal

270

30

300

Atividades Complementares II (Integral. conforme Regulamento)

 

50

50

Projetos Integradores II (Integral. conforme Regulamento)

 

40

40

Total

270

80

350

Cálculo Diferencial e Integral II

60

 

60

Física II

30

30

60

Química Aplicada à Engenharia

60

 

60

Estudos Sócioantropológicos

60

 

60

Responsabilidade Social e Ambiental

60

 

60

Subtotal

270

30

300

Atividades Complementares III (Integral. conforme Regulamento)

 

50

50

Projetos Integradores III (Integral. conforme Regulamento)

 

40

40

Total

270

80

350

Cálculo Diferencial e Integral III

60

 

60

Física III

60

 

60

Eletricidade Aplicada

30

30

60

Estatística Aplicada à Engenharia

60

 

60

Liderança e Tomada de Decisão

60

 

60

Subtotal

270

30

300

Atividades Complementares IV (Integral. Conforme Regulamento)

 

50

50

Projetos Integradores IV (Integral. conforme Regulamento)

 

40

40

Total

270

80

350

Topografia

15

45

60

Cálculo Numérico

60

 

60

Mecânica Aplicada à Engenharia

60

 

60

Fenômenos de Transporte

45

15

60

Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional

60

 

60

Subtotal

240

60

300

Atividades Complementares V (Integral. conforme Regulamento)

 

40

40

Projetos Integradores V (Integral. conforme Regulamento)

 

40

40

Total

240

100

340

Materiais de Construção

45

15

60

Geologia

60

 

60

Resistência dos Materiais

60

 

60

Tecnologia dos Materiais

60

 

60

Psicologia e Comportamento

60

 

60

Subtotal

285

15

300

Atividades Complementares VI (Integral. conforme Regulamento)

 

40

40

Projetos Integradores VI (Integral. conforme Regulamento)

 

50

50

Total

285

55

340

Instalações Prediais Elétricas

15

45

60

Teoria das Estruturas

60

 

60

Hidráulica

60

 

60

Ergonomia e Segurança do Trabalho

60

 

60

Engenharia Econômica

60

 

60

Subtotal

255

45

300

Atividades Complementares VII (Integral. conforme Regulamento)

 

40

40

Projetos Integradores VII (Integral. conforme Regulamento)

 

50

50

Total

255

85

340

Instalações Prediais Hidráulicas

45

15

60

Fundações

60

 

60

Hidrologia

60

 

60

Estruturas de Concreto Armado

60

 

60

Mecânica dos Solos e Sondagem

60

 

60

Subtotal

285

15

300

Atividades Complementares VIII (Integral. conforme Regulamento)

 

40

40

Projetos Integradores VIII (Integral. conforme Regulamento)

 

50

50

Total

285

55

340

Geoprocessamento

30

30

60

Saneamento

60

 

60

Estradas

60

 

60

Estruturas Metálicas e de Madeira

60

 

60

Transportes

60

 

60

Subtotal

270

30

300

Estágio Supervisionado I (Integralização conforme Regulamento)

 

80

80

TCC I – Pré-projeto

 

60

60

Projetos Integradores IX (Integral. conforme Regulamento)

 

50

50

Total

270

170

440

10º

Pontes

60

 

60

10º

Elaboração, Avaliação e Gerência de Projetos

60

 

60

10º

Concreto Protendido

60

 

60

10º

Optativa

60

 

60

10º

Subtotal

240

0

240

10º

Estágio Supervisionado II (Integralização conforme Regulamento)

 

100

100

10º

TCC II – Projeto

 

60

60

10º

Projetos Integradores X (Integral. conforme Regulamento)

 

40

40

10º

Total

240

160

400

 

1º Período

Disciplina: Introdução à Engenharia Civil

Objetivos:

 Proporcionar ao aluno uma visão global da área de Engenharia e da sua profissão.

 Desenvolver a visão da relação com os Conselhos Regionais e o Conselho Federal.

 Desenvolver a conduta profissional e ética do futuro Engenheiro

 Manter os primeiros contatos com situações cotidianas do Engenheiro Civil nos diversos segmentos de atuação, estabelecendo a relação projeto/execução de empreendimentos diversos.

Ementa: O profissional de engenharia e suas atribuições. Áreas de atuação. CREA-CONFEA-ARTs. Princípios éticos e profissionais. Processo do desenvolvimento de empreendimentos (necessidade-concepção-projeto-execução).

 

Disciplina: Desenho Geométrico

Objetivos:

 Possibilitar ao estudante conhecer sistemas de representação gráfica e as regras do desenho para uso no desenvolvimento de projetos.

Ementa: Noções de geometria descritiva. Folha de desenho e margens. Convenções de traçado e representações projetivas. Vistas cotadas. Desenho geométrico (construções fundamentais). Escalas. Cortes e seções. Conjuntos e detalhes. Normas técnicas de desenho.

 

Disciplina: Meio Ambiente

Objetivos:

 Entender os conceitos de Gestão Ambiental.

 Conhecer os desafios da responsabilidade social do setor produtivo no desenvolvimento dos seus processos.

 Desenvolver um senso crítico para a necessidade da gestão ambiental nos processos produtivos e suas relações com a responsabilidade social.

Ementa: O fluxo da energia e reciclagem da matéria na terra. Os grandes ecossistemas terrestres e aquáticos: características, ameaças e medidas de proteção. Mudança climática global. Protocolo de Kyoto. Conferência de Pznan, Copenhague e outras. O sistema de gestão ambiental nas empresas. Problemas urbanos contemporâneos

Disciplina: Matemática Básica

Objetivos: Desenvolver habilidades matemáticas e lógicas que formam a base para o exercício de atividades específicas no trabalho.

Ementa: Regra de três. Equações. Unidades de medidas e conversões. Geometria plana e espacial. Noções de funções. Relações trigonométricas no triângulo retângulo.

Disciplina: Leitura e Interpretação de Texto

Objetivos:

 Desenvolver competências relativas à leitura e interpretação de textos, pertencentes às diferentes situações de interação e de comunicação.

 Proporcionar habilidades de leitura e produção de textos de tipologia e gêneros distintos.

 Viabilizar a prática textual: estruturação de textos, coesão e coerência textuais, parágrafo, tópico frasal, desenvolvimento.

 Enfatizar aspectos da língua em uso, adequação vocabular com intuito de favorecer a ampliação da competência comunicativa dos alunos.

 Produzir textos escritos argumentativos: comentários, crítica, crônica e artigo de opinião.

Ementa: Leitura e interpretação de textos. Estudo sobre a Comunicação oral e escrita. Interpretação de textos: técnicas básicas. Orientação sobre normas redacionais e recursos expressivos. Desenvolvimento de textos e contextos associados à área de atuação e estudos dirigidos. Decodificação e leitura crítica. Tipologias e gêneros textuais e discursivos. Argumentação. Coesão referencial e sequencial a partir de contextos específicos.

 

2º Período

Disciplina: Desenho Assistido por Computador

Objetivos: Apresentar a ferramenta computacional utilizada no desenvolvimento de desenhos e projetos para a criação de modelos icônicos

Ementa: Computação gráfica. Elaboração, leitura e entendimento de desenhos técnicos básicos. Cotas. Escalas. Projeções ortogonais. Cortes.

Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral I

Objetivos:

 Relacionar a teoria com a prática através da compreensão e resolução de problemas que possam ser contextualizados e aplicados.

 Compreender o conceito de integração de funções elementares e aplicar como ferramenta para resolução de problemas.

Ementa: Funções. Limites e continuidade. Derivadas. Regras para cálculo de derivada. Aplicações da derivada na física e na engenharia. Diferenciação numérica. Função inversa e sua derivada. Teorema do valor médio. Cálculo diferencial e aplicações. Cálculo integral e aplicações.

Disciplina: Física I

Objetivos: Fornecer condições ao acadêmico de aplicar os conteúdos apresentados na solução de situações problema da engenharia.

Ementa: Medidas. Movimento unidimensional. Vetores. Movimento bi e tridimensional. Força e leis de Newton. Dinâmica da partícula, trabalho e energia. Conservação da energia. Sistemas de partículas. Colisões. Cinemática rotacional. Dinâmica da rotação. Momento angular e equilíbrio de corpos rígidos.

Disciplina: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Objetivos: Trabalhar os conteúdos como uma generalização de algoritmos computacionais, sendo um elo entre a matemática e a TI, além das suas aplicações nas diversas engenharias.

Ementa: Matrizes e determinantes. Sistemas de equações lineares. Vetores. Reta no plano e no espaço.

 

 

 

Disciplina: Metodologia e Pesquisa Científica

Objetivos:

 Desenvolver a capacidade para organizar, sistematizar e apresentar textos escritos, recorrendo aos critérios e normas da metodologia e métodos científicos sob os aspectos descritivos e da análise reflexiva.

 Descrever os métodos indutivo, dedutivo e hipotético-dedutivo e procedimentos que levam a formulação das hipóteses, elaboração e explicações de leis, explicações e teorias científicas.

Ementa: Critérios e normas recomendados e utilizados na elaboração dos trabalhos científicos. Organização de textos escritos. Sistematização do conhecimento. Métodos científicos: aspectos descritivos e análise reflexiva. Métodos indutivos, dedutivos e hipotético-dedutivos. Procedimentos para formulação de hipóteses. Elaboração e explicações de leis e teorias científicas.

 

3º Período

Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral II

Objetivos: dar ao acadêmico o conhecimento sobre integrais, visando sua utilização na engenharia.

Ementa: Primitiva. Integral definida. Teoremas fundamentais do cálculo. Aplicações da integral definida. Funções reais de várias variáveis. Integração de funções trigonométricas. Técnicas de integração. Integrais e substituições trigonométricas. Integração de funções racionais. Coordenadas Polares e Rotação de Eixos. Integrais impróprias e Fórmulas de Taylor. Máximos e mínimos. Diferenciação implícita e aplicações.

Disciplina: Física II

Objetivos: Fornecer condições ao acadêmico de aplicar os conteúdos apresentados na solução de situações problema da engenharia.

Ementa: Temperatura. Calor e trabalho. Primeira lei da termodinâmica. Teoria cinética dos gases. Segunda lei da termodinâmica – entropia. Ótica.

Disciplina: Química Aplicada à Engenharia

Objetivos:

 Capacitar os alunos para utilizarem os conhecimentos e princípios de química tecnológica nas áreas de Engenharia.

 Estudar os principais grupos de componentes químicos ligados à engenharia.

 Conhecer as reações químicas dos principais materiais utilizados em engenharia e efetuar cálculos estequiométricos.

Ementa: Elementos químicos e as propriedades periódicas. Ligações químicas. Funções orgânicas e inorgânicas. Reações químicas. Cálculo estequiométrico de reações químicas e balanço de massa. Eletroquímica. Tensoativos. Corrosão e proteção. Eletrodeposição. Combustão e combustíveis. Metalurgia. Aglomerantes. Materiais cerâmicos. Vidros. Polímeros. Tintas e vernizes. Lubrificantes.

Disciplina: Estudos Socioantropológicos

Objetivos:

<!Entender as ciências sociais como instrumento de interações entre o indivíduo e a sociedade.

<!Conceituar e fundamentar teoricamente as diferentes formas de organização social dos indivíduos e grupos sociais.

<Desenvolver reflexões sobre as relações étnicas brasileiras e propor praticas interdisciplinares.

<Entender a dinâmica sociocultural, frente às mudanças históricas contemporâneas.

Ementa: Introdução às ciências sociais. Conceituação de ideologia, poder, estado e classes sociais. Aspectos sócio históricos da formação da cultura brasileira e suas políticas afirmativas para um pluralismo étnico-raciais e cultura afro-brasileira e indígena. Direitos Humanos. Abordagens contemporâneas: relações de gênero, cibercultura, cultura de massa, trabalho, lazer e consumo.

Disciplina: Responsabilidade Social e Ambiental

Objetivos:

 Promover a compreensão da necessidade de manutenção do equilíbrio socioambiental para a sustentabilidade do planeta e da responsabilidade diante dos desafios socioambientais.

 Desenvolver a compreensão sobre a capacidade para elaboração de programas de responsabilidade social empresarial, abordando a sustentabilidade para o desenvolvimento comunitário, fundamentado na rede de relações e na ética para a promoção de atitudes coletivas de interesse da região de abrangência.

Ementa: Estudo do ambiente socioambiental local, regional, nacional e internacional. Sustentabilidade planetária. Desafios socioambientais. Legislação ambiental do Brasil e da região de abrangência. Legislação de educação ambiental na política educacional. Política pública e meio ambiente. A educação ambiental na escola e na sociedade. Desenvolvimento de ações visando o desenvolvimento local. Integração entre as experiências acadêmicas e o enfoque ambiental.

 

4º Período

Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral III

Objetivos: dar ao acadêmico o conhecimento sobre integrais, visando sua utilização na engenharia.

Ementa: Integração dupla. Integração tripla. Mudanças de coordenadas. Integral de linha. Diferenciais exatas e independência do caminho. Funções vetoriais. Cálculo vetorial. Espaços vetoriais. Análise Vetorial: Teoremas de Gauss, Green e Stokes. Operadores lineares. Autovalores e Autovetores.

Disciplina: Física III

Objetivos: Fornecer condições ao acadêmico de aplicar os conteúdos apresentados na solução de situações problema da engenharia.

Ementa: Carga elétrica. Força de Coulomb. Campo elétrico. Lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitância. Corrente e resistência. Circuitos elétricos. Campo magnético. Cálculo do campo magnético. Indução magnética. Indutância. Magnetismo em meios materiais.

Disciplina: Eletricidade Aplicada

Objetivos:

 Familiarizar o aluno com as formas de aplicação dos conceitos básicos de eletricidade.

 Proporcionar o conceito das principais grandezas relativas à eletricidade.

 Apresentar os conceitos básicos de máquinas elétricas, transformadores.

 Apresentar os tópicos básicos de instalações elétricas.

Ementa: Circuitos elétricos. Leis de Kirchhoff. Geradores elétricos. Circuitos de corrente alternada. Fasores. Potência, fator de potência e correção de fator de potência.

 

Disciplina: Estatística Aplicada à Engenharia

Objetivos:

 Propiciar ao acadêmico as noções da estatística descritiva e probabilidade.

 Apresentar a estatística como ferramenta para controle e tomada de decisões nas engenharias.

Ementa: Introdução à estatística. Dados estatísticos. Distribuição de frequências. Medidas de posição. Medidas de dispersão. Probabilidades. Distribuições de probabilidades. Regressão linear e correlação.

Disciplina: Liderança e Tomada de Decisão

Objetivos:

<!Desenvolver a compreensão dos fundamentos e técnicas de gestão e a liderança e as aptidões para o trabalho em equipes de alta performance.

<!Promover a compreensão da organização e planejamento sobre as rotinas da área de atuação, a partir das teorias comportamentais, de relacionamentos e de comunicação.

<Proporcionar informações e vivências sobre o papel do líder, visando ampliar a consciência para a liderança sistêmica.

<!Desenvolver competências para tomada de decisão por meio do entendimento dos aspectos racionais e emocionais que compõem o processo decisório diante de incertezas e as implicações que envolvem a postura ética e os negócios.

Ementa: Fundamentos da liderança: comportamento e cultura. Função gerencial: atribuições e expectativas. Fatores motivacionais. Cultura e clima organizacional. Comportamento ético. Poder formal e informal. Atitudes de liderança. Desenvolvimento de equipes. Visão compartilhada do trabalho. Coaching como ferramenta de desenvolvimento de competências. Decisões individuais e em grupo. Aspectos comportamentais da tomada de decisão. Metodologias para a eficácia na tomada de decisão. Poder de decisão. Eficiência nos processos e eficácia nos resultados. Tomada de decisão por frequência e por esfera organizacional.

 

5º Período

Disciplina: Topografia

Objetivos:

 Capacitar o aluno na realização de levantamentos topográficos (planimétricos e altimétricos).

 Resolução de problemas de locação.

 Conhecimento de equipamentos utilizados em trabalhos topográficos.

Ementa: Topografia na Engenharia. Forma e dimensões da terra. Medições de ângulos e distâncias. Instrumentos de topografia. Planimetria. Locação de obra. Altimetria. Cálculo de áreas e volumes. Fundamentos de aerofotogrametria.

Disciplina: Cálculo Numérico

Objetivos:

 Abordar funções de diversas variáveis aplicando os conceitos em problemas de taxas de variação e determinação de extremos de funções.

 Realizar cálculo vetorial e suas aplicações.

Ementa: Introdução ao programa de computação numérica. Erros. Zeros de funções. Resolução de sistemas de equações lineares. Aproximação. Integração numérica. Resolução de Equações Diferenciais Ordinárias.

Disciplina: Mecânica Aplicada à Engenharia

Objetivos: Desenvolver habilidades e condições para que o futuro profissional possa aplicar as teorias e princípios que envolvem o estudo da dinâmica da translação e da rotação de um ponto e de um corpo material no plano e no espaço resolvendo situações praticas dentro da engenharia e da física em qualquer nível mediante uso dos métodos vetoriais e escalares-geométricos.

Ementa: Vetores força. Geometria das massas. Equilíbrio de corpos rígidos. Equilíbrio em três dimensões. Forças em vigas. Treliças.

Disciplina: Fenômenos de Transporte

Objetivos:

 Habilitar o aluno a conhecer e resolver problemas concretos (práticos) em Mecânica dos Fluidos, Comportamento dos Gases, Transferência de Calor e de Movimento.

 Modelar situações reais em engenharia (através das equações de conservação e fenomenológicas).

 Promover abstrações e adequar os casos ilustrados a novas situações.

Ementa: Apresentação dos principais conceitos e propriedades dos fluidos. Tópicos de hidrostática. Tópicos de hidrodinâmica. Análise dos principais tipos de escoamento existentes e vazões. Apresentação e análise das principais formas de transporte de calor.

Disciplina: Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional

Objetivos:

 Promover a compreensão dos principais fundamentos do empreendedorismo e da gestão e liderança empreendedora, sob a perspectiva da visão estratégica.

 Desenvolver competências para conhecer e entender o contexto dos negócios na área de atuação do curso e o cenário socioeconômico regional.

 Identificar oportunidades e alternativas, de forma agregar conhecimentos, valor social e valor econômico, para as pessoas e organizações.

Ementa: Compreensão do fenômeno Empreendedorismo. Características do perfil empreendedor para o cenário mundial, nacional e regional. Reconhecimento de oportunidades e mercados potenciais para desenvolver um empreendimento. Estudo da responsabilidade, riscos e consequências. Visão estratégica sobre o campo de atuação. Desafios e competências requeridas pelo cenário atual.

 

6º Período

Disciplina: Materiais de Construção

Objetivos: Capacitar os alunos a relacionar e aplicar o conhecimento científico e tecnológico à produção, normalização, uso e desempenho de materiais e componentes da Construção Civil, a fim de que possa especificar selecionar, controlar e aplicar os materiais e componentes da Construção Civil, atendendo às exigências de projeto, uso e do meio ambiente.

Ementa: Principais características físicas e mecânicas dos materiais. Aglomerantes. Agregados para concreto. Características do concreto. Aditivos. Materiais betuminosos. Metais. Materiais poliméricos. Ensaios de laboratório.

 

 

Disciplina: Geologia

Objetivos:

 Propiciar ao estudante entender a estrutura interna da terra, sua composição minerológica e petrográfica.

 Compreender a importância do embasamento geológico e a sua utilização na Engenharia Civil, bem como identificar problemas geológicos decorrentes dessa utilização.

Ementa: Composição e estrutura interna da terra. Minerais e rochas. Tectônica global. Processos que moldam a superfície da terra. Sedimentos e processos sedimentares. Deformação das rochas. Elementos dos solos e utilização das rochas.

Disciplina: Resistência dos Materiais

Objetivos:

Dar subsídios para que o aluno seja capaz de determinar as deformações, os esforços solicitantes e as reações vinculares em vigas isostáticas.

Determinar e analisar a deformação da linha elástica.

 Entender a teoria de colapsos dos materiais.

Ementa: Equilíbrio de estruturas. Esforços, tensões e deformações em corpos elásticos. Tração, compressão, cisalhamento. Flexão e torção. Relações constitutivas. Energia de deformação. Análise de estado plano de tensão. Tensões combinadas. Flambagem e Fadiga.

Disciplina: Tecnologia dos Materiais

Objetivos:

 Possibilitar o estudo da estrutura dos materiais relacionando-a com as propriedades e características do produto final, justificando sua utilização.

 Ampliar os conhecimentos dos materiais disponíveis.

 Conhecer seu comportamento em geral e seu potencial de aplicação.

 Reconhecer os efeitos do meio e condições de serviço sobre os mesmos.

Ementa: Introdução ao estudo dos principais materiais de uso industrial: metálicos, não metálicos, cerâmicos, polímeros e compostos. Estruturas cristalinas dos materiais. Propriedades Mecânicas. Ligas metálicas. Tratamentos térmicos e termoquímicos dos aços. Corrosão e tipos de falhas em serviço. Materiais poliméricos, Cerâmicos e compostos.

Disciplina: Psicologia e Comportamento

Objetivos:

 Demonstrar as características e inter-relações comportamentais com as dimensões pessoais, grupais, culturais e institucionais.

 Estimular a reflexão sobre a influência do comportamento dos indivíduos e dos grupos no comportamento organizacional para desenvolverem as competências requeridas pelos negócios.

 Gerar capacidade de atuar e valorizar as pessoas no trabalho e na organização.

 Estimular a sensibilidade para compreender as relações que se estabelecem no interior das organizações, entre os indivíduos, os grupos e própria organização.

Ementa: Psicologia aplicada. O comportamento organizacional. A importância das habilidades interpessoais. Diversidade nas organizações. Competências, habilidades, atitudes e satisfação no trabalho. Personalidade e valores. Percepção e tomada de decisão. Comportamentos em grupo. Sistema organizacional. Mudança organizacional. Administração do estresse. As pessoas na Organização. Vulnerabilidade humana. Relação pessoas/organização. Relacionamentos interpessoais.

7º Período

Disciplina: Instalações Prediais Elétricas

Objetivo: Fornecer o embasamento teórico necessário a compreensão, desenvolvimento e execução de projetos e instalações prediais elétricas e de comunicação.

Ementa: Normas técnicas brasileiras. Noções básicas de nomenclatura de materiais para instalações elétricas. Dimensionamento de instalações prediais elétricas de baixa complexidade.

Disciplina: Teoria das Estruturas

Objetivos: Fornecer ao aluno os elementos necessários para a determinação de esforços solicitantes, bem como o traçado de diagramas de estado para estruturas hiperestáticas, visando aplicação em estruturas de concreto armado.

Ementa: Resolução de estruturas hiperestáticas. Método das forças. Método dos deslocamentos. Formulação matricial.

Disciplina: Hidráulica

Objetivos: Capacitar os alunos a planejar e projetar estruturas de captação, armazenamento e condução de água.

Ementa: Tópicos de hidrostática e hidrodinâmica. Caracterização de descargas para elevação e abastecimento hídrico. Estudo de condutos forçados. Estudo de condutos livres. Estudo de condutos em série e em paralelo. Estudo de máquinas elevadoras de água.

Disciplina: Ergonomia e Segurança do Trabalho

Objetivos:

 Induzir os alunos à compreensão do binômio homem/sistema de produção.

 Formação profissionalizante do engenheiro de produção no que concerne às relações homem, máquina, trabalho e meio ambiente.

 Desenvolver no alunado a consciência ergonômica através do conteúdo teórico-prático da disciplina, de forma que eles diagnostiquem as possíveis melhorias das condições e ambiente de trabalho.

 Possibilitar a conscientização sobre a importância da Segurança do Trabalho, especialmente sobre a prevenção de riscos.

Ementa: Introdução à Ergonomia e Segurança do Trabalho. Formas de Abordagens Metodológicas. Domínios e áreas da Ergonomia. Acidentes de trabalho. Órgãos de segurança. Equipamentos de Proteção. Atividades e Operações. Gestão da Segurança e saúde do trabalho.

Disciplina: Engenharia Econômica

Objetivos:

 Propiciar ao acadêmico entender a diferença entre valor nominal e valor real.

 -Conhecer a influência da inflação na economia e ter noções sobre a viabilidade econômica de um empreendimento.

Ementa: Taxas de juros. Relações de equivalência. Formas de amortização. Inflação e correção monetária. Análise de viabilidade econômica e seleção de investimentos.

 

8º Período

Disciplina: Instalações Prediais Hidráulicas

Objetivo:

Dimensionar sistemas prediais de água fria, água quente, esgotamento sanitário e captação de águas pluviais.

Identificar medidas passivas e ativas necessárias para a prevenção e combate a incêndio em edificações.

Ementa: Normas técnicas brasileiras pertinentes. Noções básicas de nomenclatura e materiais para instalações hidráulicas. Dimensionamento de redes de água potável (fria e quente). Dimensionamento de águas servidas (esgoto sanitário). Fundamentos teóricos para reaproveitamento de águas pluviais/servidas. Legislação e Normatização para a gestão e tratamento de resíduos. Classificação dos resíduos segundo a origem, fonte geradora, composição e grau de periculosidade. Etapas para a elaboração e implantação do Plano de Gestão de Resíduos da Construção Civil – PGRCC.

Disciplina: Fundações

Objetivos:

Capacitar o aluno para projetar e detalhar estruturas de fundações e contenções.

Transmitir conceitos gerais sobre obras de terra.

Ementa: Análise de perfil geotécnico para o projeto de fundação. Fundações superficiais: principais tipos, fundações rígidas e flexíveis. Capacidade de carga e tensão admissível. Projeto de fundação em blocos, sapatas rígidas e sapatas flexíveis em concreto armado. Fundações profundas: estacas, tubulões e caixões. Cálculo de estaqueamentos. Comportamento de fundações: cálculo de recalques de fundações. Estruturas de contenção: análise dos esforços e cálculo estrutural de estruturas de contenção.

Disciplina: Hidrologia

Objetivo:

Levar o aluno a compreender todos os processos inerentes a cada uma das fases do ciclo hidrológico e a familiarizar-se com o uso dos métodos de análise hidrológica

Desenvolver a familiarização com a aplicação de métodos estatísticos e probabilísticos na hidrologia

Desenvolver uma melhor compreensão das interações entre a ciência hidrológica e sua aplicação às diversas áreas das engenharias e de outras ciências aplicadas

Desenvolver uma maior percepção dos problemas atuais, tanto regionais quanto nacionais e internacionais, que envolvam a quantificação, avaliação e uso dos recursos hídricos.

Ementa: Gestão de recursos hídricos: conceitos. Marco referencial e desenvolvimento sustentável. Bacia hidrográfica. Ciclo hidrológico. Fórmulas empíricas para quantificação do ciclo da água. Legislação para uso dos recursos hídricos: formas de gestão, organização dos processos e aspectos institucionais. Gerenciamento de recursos hídricos no Brasil: fundamentos e objetivos. Diretrizes e planos da política nacional dos recursos hídricos. Comitês de Bacias Hidrográficas: constituição e composição. Classificação das águas, outorgas e cobrança pela água. Princípios e conceitos sobre impactos ambientais em bacias hidrográficas. Conservação dos recursos hídricos.

 

 

Disciplina: Estruturas de Concreto Armado

Objetivo: Capacitar o aluno às condições de segurança nas estruturas usuais da construção civil, assim como, identificar, definir, calcular e detalhar vigas e lajes maciças ou nervuradas, sob flexão normal simples, em estado limite último.

Ementa: Materiais constitutivos. Estados limites. Ações, solicitações e resistências. Lajes em concreto armado. Vigas em concreto armado. Pilares. Lajes nervuradas.

Disciplina: Mecânica dos Solos e Sondagem

Objetivo: Demonstrar conhecimentos relativos à identificação, caracterização, compactação e comportamento de resistência e deformabilidade do solo.

Ementa: Características gerais dos solos. Propriedades e índIES dos solos. Estruturas dos solos e classificação. Compactação, capilaridade e permeabilidade dos solos. Estudo das tensões e resistência ao cisalhamento. Estabilidade de taludes. Investigações geotécnicas e laudos.

 

9º Período

Disciplina: Geoprocessamento

Objetivo: Desenvolver a compreensão em relação às geotecnologias, características das SIGs e sistemas de geoprocessamento e CAD, características, construção, consultas e análises espaciais, apresentação de sistemas gratuitos e/ou livres e conceituação do sensoriamento remoto, bem como de diferentes imagens orbitais, seu uso e processamento e da tecnologia GPS e seu uso na engenharia.

Ementa: O conjunto das geotecnologias. Introdução ao geoprocessamento. Características dos SIGs. Dados espaciais. Fontes de dados. Bases digitais na Internet. Sistemas sensores mais usuais no Brasil. Tipos de GPS e sua aplicação.

Disciplina: Saneamento

Objetivos: Proporcionar ao estudante uma visão positiva da importância do saneamento básico para o desenvolvimento sadio da sociedade em sintonia com a preservação do meio ambiente, através da aplicação de normas e técnicas disponíveis.

Ementa: Sistemas de abastecimento e características da água de abastecimento. Captação, adução, tratamento, reserva da água e consumo. Rede de distribuição. Rede de captação e tratamento de esgotos. Rede de esgoto pluvial. Limpeza pública (acondicionamento, coleta, transporte). Tratamento dos resíduos sólidos (aterro, incineração e compostagem).

Disciplina: Estradas

Objetivo: Oferecer ao acadêmico os fundamentos para projeto de estradas

Ementa: Influência da topografia na implantação de rodovias. Lançamento do eixo da estrada. Grade de uma estrada. Projeto geométrico de uma estrada. Determinação de volumes. Pontos de empréstimo e bota fora. Drenagem de estradas.

 

 

Disciplina: Estruturas Metálicas e de Madeira

Objetivo:

Apresentar aos acadêmicos os tipos de aços estruturais empregados na construção civil.

Possibilitar a noção do desenvolvimento e verificação de peças de aço e de suas ligações

Apresentar a madeira como alternativa de elemento estrutural na construção civil.

Possibilitar a noção de análise de peças de em madeira e suas ligações na composição de estruturas.

Ementa: Aço como material estrutural. Barras tracionadas, comprimidas e fletidas. Apoio de vigas de aço. Ligações nas estruturas de aço. Madeira como material estrutural. Compressão simples. Instabilidade de colunas. Tração e cisalhamento. Flexão. Ligações das peças em madeira.

Disciplina: Transportes

Objetivos:

Conhecer o processo de planejamento de transportes.

Identificar a necessidade de planos para a circulação de pedestres e ciclistas.

Conhecer projetos de sinalização viária.

Conhecer técnicas para a demanda de tráfego.

Ementa: Concepção das estruturas urbanas e movimentação nas cidades. Planejamento de transportes. Planos de circulação de tráfego. Pesquisas de tráfego. Projetos para tráfego de transporte público. Projetos para circulação de pedestres e ciclistas. Projetos de sinalização viária. Técnicas de demanda de tráfego.

TCC – Pré-projeto

Objetivos: Organizar e redigir o projeto de Trabalho de Conclusão de Curso de forma que ele possa articular os conhecimentos adquiridos, ao longo do curso.

Ementa: Orientação do processo de elaboração do projeto do trabalho de conclusão do curso, considerando os temas relevantes que envolvem o campo da Engenharia, bem como as várias formas de pesquisa. Elaboração do projeto do trabalho de conclusão do curso.

Estágio Supervisionado I

Objetivos:

Proporcionar condições de desenvolver habilidades e de analisar criticamente situações, frente ao campo de estágio, observando os critérios científicos.

Colocar em prática os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos durante o curso, aproximando-o da complexidade na área da engenharia.

Incentivar o desenvolvimento de trabalho em equipes multidisciplinares.

Ementa: O Estágio Supervisionado é orientado por um docente do curso, que fornece ao estudante a oportunidade de aplicação dos conhecimentos fundamentais adquiridos ao longo do curso, principalmente nos projetos e processos de construção civil, voltados para sua atuação profissional.

 

 

 

10º Período

Disciplina: Pontes

Objetivos: Propiciar aos alunos as noções básicas sobre projetos de pontes

Ementa: Concepção de pontes. Vigas principais. Transversinas. Cortinas. Aparelhos de apoio. Lajes.

Disciplina: Elaboração, Avaliação e Gerência de Projetos

Objetivos:

Conhecer métodos de planejamento de projetos.

Entender a elaboração de um cronograma físico.

Entender a elaboração de um cronograma financeiro.

Ementa: Metodologia de planejamento de um empreendimento. Métodos de análise de planejamento e controle de projetos – PERT e COM. Cronograma físico/financeiro. Técnicas de elaboração, análise e avaliação de projetos de investimentos.

Disciplina: Concreto Protendido

Objetivos:

Apresentar os materiais, os processos e equipamentos usados em protensão.

Desenvolver no aluno a sensibilidade quanto aos dos elementos estruturais em concreto protendido.

Estudar as recomendações para execução de peças protendidas.

Noções de projeto e detalhamento de estruturas em concreto protendido.

Ementa: Conceito de concreto protendido. Aços para concreto protendido: características, propriedades mecânicas, relaxação e efeitos da temperatura. Processos e equipamentos de protensão, ancoragem, emendas de cabos, grau de protensão, injeções. Perdas de protensão. Análise de tensões no regime elástico em vigas isostáticas e contínuas. Dimensionamento à flexão nos estados limite último e de utilização. Cisalhamento. Estruturas hiperestáticas protendidas. Lajes protendidas.

Disciplina: Optativa

Esse componente curricular será escolhido pelo estudante no rol de disciplinas optativas, apresentados ao final do ementário do curso conforme regulamento.

 

TCC – Projeto

Objetivos: Concluir e defender a produção final do Trabalho de Conclusão de Curso de forma que ele possa articular os conhecimentos adquiridos, ao longo da graduação.

Ementa: Orientação no processo de elaboração do trabalho de conclusão do curso, possibilitando aprofundamento dos estudos, a partir de um tema específico, utilizando-se dos conhecimentos científicos desenvolvidos ao longo do curso. Elaboração do trabalho de conclusão do curso.

Estágio Supervisionado II

Objetivos:

<!Proporcionar condições de desenvolver habilidades e de analisar criticamente situações, frente ao cenário de atuação do Engenheiro.

<!Colocar em prática os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos durante o curso, aproximando-o da complexidade do mercado de trabalho, dos negócios e das organizações.

<!Incentivar o desenvolvimento de trabalho em equipes multiprofissionais.

<!Desenvolver um Projeto aplicado ao contexto do campo de estágio.

Ementa: Capacitar o estudante nas reais condições de trabalho, análise de problemas da Engenharia Civil, seleção de ferramentas e aplicações de técnicas. Fornece o Estágio como ambiente do problema, incentivando o estudante a vivenciar situações reais, permitindo análises críticas dos resultados. Entrega do relatório final..

Corpo docente

Eberson Luis de Souza Moraes – Mestrado em Métodos Matemáticos em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 2014), Graduação em Licenciatura Plena em Matemática

http://lattes.cnpq.br/7958555315592032 pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL – 2006)

Maria de Fátima do Nascimento Alfredo – Mestre em Artes Visuais pelo PPGAV/EBA/UFRJ. Licenciada em Artes pela UNIFIL, graduada  em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Preservação e Gestão do Patrimônio Artístico e Científico das Ciências da Saúde pela COC/FIOCRUZ

http://lattes.cnpq.br/5743694510660729

Natasha de Paula Amador da Costa – Doutoranda em Engenharia Civil, com ênfase em Dinâmica de Estruturas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/COPPE)

http://lattes.cnpq.br/5410415063041224

Cláudio Pereira Dantas Junior – Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2010). Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1990), Pós-graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2006)

http://lattes.cnpq.br/5380937513427353

Edital

Manual do aluno 2017


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