Grade e Corpo Docente

CORPO DOCENTE

O corpo docente, constituído de professores qualificados nas respectivas áreas de formação, com capacidade didática e de educação em geral, tem por compromisso o respeito aos dispositivos, princípios e valores institucionais explicitados no Regimento da Faculdade CNEC Ilha do Governador, bem como o que estabelece a legislação trabalhista.

O perfil do corpo docente da instituição foi delineado por meio dos seguintes princípios:

  • Aprender a ser: atentando para os valores éticos, honestidade, coerência, pensamento autônomo e crítico, liberdade e responsabilidade;
  • Aprender a conviver: desenvolvendo o espírito cooperativo e de equipe, o respeito às diferenças e a capacidade de dialogar;
  • Aprender a conhecer: desenvolvendo o espírito de investigação e busca, a compreensão de fenômenos, a capacidade de argumentar, o conhecimento técnico-científico, a integração da teoria e da prática, a consciência de aprender a aprender e atualizar-se sempre, o conhecimento sensitivo, artístico e estético, a apropriação crítica das informações e dos recursos tecnológicos;
  • Aprender a fazer: em especial, na capacidade de solucionar problemas, apoiado em fundamentos teóricos, na capacidade empreendedora, na elaboração de conceitos autônomos e críticos, na elaboração de projetos e propostas, no espírito de iniciativa, invenção e imaginação e na capacidade de exercer a liderança.

O docente da instituição deve ser conhecedor dos conteúdos que desenvolve, sabendo distinguir entre o empírico e o teórico e sendo capaz de ressignificá-los e problematizá-los, integrando-os à realidade dos discentes e organizando-os nas práticas pedagógicas embasadas na metodologia da problematização.

Requisitos de Titulação

Os requisitos de titulação para os docentes da Faculdade CNEC Ilha do Governador, foram estruturados da seguinte forma:

  • Professor Titular: ser portador do título de Doutor, na área específica do curso em que irá atuar;
  • Professor Adjunto: ser portador do título de Doutor ou Mestre, na área específica do curso em que irá atuar;
  • Professor Assistente: ser portador de título de Doutor, Mestre ou Especialista, na área específica do curso em que irá atuar;
  • Professor Auxiliar: ser portador do título de Graduação ou ser portador do título de Especialista lato sensu na área específica do curso em que irá atuar.

Para ser Professor Assistente, o portador do título de Especialista, deve ter atuação mínima de dois anos em docência no Ensino Superior.

O Professor somente graduado atuará no apoio às atividades dos Professores responsáveis pelas disciplinas.

Quanto ao Regime de Trabalho para os docentes a instituição obedece à normatização do Ministério da Educação, compreendendo: Tempo Integral, Tempo Parcial e Horista.

O Professor que também for designado para cargo administrativo terá um contrato de trabalho específico para cada função, nos termos das respectivas Convenções Coletivas de Trabalho, e seu horário de trabalho total observará o limite máximo estabelecido pela Constituição Federal de 1988.

A Faculdade CNEC Ilha do Governador busca o equilíbrio na distribuição dos níveis de titulação, buscando ampliar o percentual de mestres e doutores. A Instituição preocupa-se com a formação e seleção de quadro docente qualificado, de modo a propiciar o desenvolvimento e dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Para atingir os objetivos a Faculdade CNEC Ilha do Governador  incentiva a formação do corpo docente, oferecendo apoio para participação em programas de pós-graduação lato e stricto sensu, participação em congressos acadêmicos, capacitação didático pedagógica.

 

Conteúdo Curricular

 

ADMINISTRAÇÃO

DIREITO

ENGENHARIA CIVIL

PEDAGOGIA

Programa de Curso

 

ADMINISTRAÇÃO

DIREITO

ENGENHARIA CIVIL

PEDAGOGIA