Laboratórios

A Faculdade CNEC Ilha do Governador disponibiliza aos seus alunos cinco laboratórios para as seguintes disciplinas: Física, Química, Topografia, Desenho Técnico e Informática.

As instalações e laboratórios específicos atendem aos requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e são dotados dos equipamentos de segurança necessários a cada tipo de laboratório ou serviço, observando as normas da ABNT, especialmente nos seguintes aspectos:

•espaço físico adequado por aluno;
•salas com iluminação, ventilação e mobiliário adequados;
•instalações hidráulicas, elétricas, sanitárias e outras adequadas ao atendimento de alunos, professores e funcionário;
•microcomputadores ligados em rede e com acesso à internet, com recursos multimídia para projeções;
•política de uso dos laboratórios compatível com a carga horária de cada atividade prática;
•plano de atualização tecnológica, além de serviços de manutenção, reparos e conservação realizados sistematicamente, sob a supervisão dos técnicos responsáveis pelos laboratórios;
•equipamentos de segurança, tais como hidrantes, extintores de incêndio e emblemas educativos de segurança.

Os laboratórios contarão sempre com equipamentos criteriosamente selecionados e dimensionados para o desenvolvimento/atendimento das atividades a que se destinam especificamente, ou seja, para:

•execução de aulas práticas das disciplinas que formam a matriz curricular dos cursos ofertados;
•apoio às atividades de iniciação científica e/ou pesquisa de docente ou discente;
•execução de cursos de extensão;
•apoio aos trabalhos de conclusão de curso;
•apoio às atividades de estágio supervisionado; e
•suporte a quaisquer outras atividades acadêmicas.

Os equipamentos e instrumentos adquiridos seguem as normas e padrões de qualidade e adequabilidade aos objetivos e anseios pedagógicos, além disso, levam em consideração a relação de número de alunos por máquinas e equipamentos.

Os laboratórios são utilizados para atividades práticas e também, nos horários livres, para que os estudantes possam realizar seus estudos e pesquisas. Para tanto, cada laboratório possuirá para o seu gerenciamento uma equipe de pessoal técnico especializado e terá regulamento próprio.

Estão disponíveis aos laboratórios especializados do curso de Engenharia de Produção os seguintes equipamentos:

· Física:
5 quedas livres; 5 trilhos de ar linear; 5 kits de mesa de força e mecânica estática; 15 conjuntos para superfícies equipotenciais; 15 capacitores variáveis de placas paralelas; 5 kits de laboratório didático + conjunto de magnetismo e eletromagnetismo; 15 jogos de componentes eletrônicos básicos; 5 conjuntos de eletrostática; 2 medidores de PH; 15 multímetros; 5 termopares; 5 termômetros; 15 paquímetros; 5 osciloscópios; 5 geradores de funções; 1 balança analítica com aproximação de 4 casas decimais e 1 balança eletrônica.

· Química:
10 pipetadores automáticos; 10 lavadores de pipetas; 5 termômetros (de 0 a 150º); 8 bicos de Bunsen; 8 suportes universais; 20 telas de amianto; 10 tripés de ferro; 10 espátulas com cabo de madeira; 5 lupas manuais; 1 destilador de água; 1 balança analítica com aproximação de 4 casas decimais; 1 balança eletrônica; 2 medidores de PH; 1 estufa de esterilização e secagem 30 litros; 5 mantas aquecedoras e agitadoras; 3 kits de vidrarias; 5 agitadores magnéticos com aquecimento e 1 kit de reagentes.

· Desenho técnico: 

Prancheta móvel - 52 x 42 cm 100
Kit desenho geométrico de plástico 2

 

· Topografia:
1 estação total; 8 tripés de alumínio; 2 bastões extensíveis; 2 kits prisma; 3 teodolitos; 6 balizas; 2 níveis digitais eletrônicos; 4 miras para nível eletrônico; 2 níveis ópticos; 4 miras para nível óptico; 5 trenas a laser e 1 receptor GPS.

· Laboratório de Informática:
O acesso aos laboratórios de informática é planejado de modo que as disciplinas possam dispor, semanalmente, por turma, de pelo menos duas horas diárias. A coordenadoria do curso deverá articular-se com a diretoria da Faculdade CNEC Ilha do Governador , tendo presente o calendário acadêmico e os planos de ensino de cada disciplina que utilize os laboratórios de informática.

O setor de atendimento dos laboratórios será o órgão responsável pela marcação dos horários livres, fornecimento de informações aos discentes, bem como controle do acesso aos laboratórios, seguindo sempre a norma de funcionamento.

Esses laboratórios possuem acesso à internet e estão disponíveis para a comunidade acadêmica durante todo o período de funcionamento das atividades da Faculdade CNEC Ilha do Governador, proporcionando, assim, facilidade e comodidade de acesso para a efetivação de pesquisas e troca de informações científicas, técnicas, artísticas ou culturais. Eles são atualizados e adequados às atividades, tendo a seguinte disposição:

•o laboratório 1 de informática contém 20 computadores (Intel E5700 3.0Ghz) de 2G, 1 computador (AMD C60) de 4G, datashow e lousa digital interativa Hitachi.
•o laboratório 2 de informática contém 16 computadores (Intel i5 3.0Ghz) de 4G, 1 computador (AMD C60) de 4G, datashow e lousa digital interativa Hitachi.

Ambos os laboratórios têm computadores com o software AUTOCAD instalado.

Abaixo, alguns dos laboratórios da Faculdade CNEC Ilha do Governador:

laboratório de química limpinho

Laboratório de química

Laboratório de física

Laboratório de física

laboratório de informática

Laboratório de informática